EM ALTA
Home

5,4% dos alunos desistem do Ensino Médio em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O secretário de educação de Taboão da Serra, professor João Medeiros, apresentou os dados referentes a educação na cidade durante a audiência pública na Câmara Municipal, na última quinta-feira, dia 13. Entre as informações que foram repassadas, está a taxa de abandono dos alunos, uma das maiores preocupações da atual administração.

No ano passado, Taboão da Serra registrou uma taxa de abandono do ensino médio de 5,4%, superior a média do Estado de São Paulo, que é de 4,6%. Já no ensino fundamental (anos iniciais) a taxa é muito menor, apenas 0,2%. Já nos anos finais do ensino fundamental, o número sobe para 1,7%, praticamente a mesma média do Estado.

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

O secretário de educação, João Medeiros: "nosso maior desafio"

João Medeiros disse que manter os alunos na sala de aula, principalmente no Ensino Médio, é o grande desafio da educação. “Essa desistência dos alunos não acontece apenas em Taboão da Serra, mas em todo o Brasil”, afirmou. Entre os motivos que levam a desistência dos alunos a principal é que os estudantes deixam a escola para trabalhar e ajudar nas despesas das casas.

Outro dado apresentado na audiência pública é referente a reprovação dos alunos taboanenses. Os números de 2012 mostram que em Taboão da Serra 13,7% dos alunos do ensino médio foram reprovados. No Estado a taxa é de 12,6%. Nos anos finas do Ensino Fundamental a reprovação chegou a 5,8%.

Analfabetismo

Segundo João Medeiros, Taboão da Serra apresenta dados altos de analfabetismo, os dados são de 2010. Na cidade, 1,9% das crianças entre 10 e 14 anos são analfabetas, esse número é muito superior a média estadual, que é de 0,8%.

A taxa de analfabetismo entre os maiores de 15 anos chega a 4% da população, no Estado esse número é de 3,7% e no Brasil o número de analfabetos é de inadmissíveis 8,6%.

Números

João Medeiros também divulgou o número atualizado de alunos, escolas e de professores da rede municipal (sem contar a rede estadual).

Número de escolas municipais: 53 (26 EMIs e 27 EMEFs)
Número de alunos: 29.458 (6.112 em EMIs e 18.187 em EMEFs)
Número de PACs: 21 (3.045 alunos)
Número de escolas do EJA: 8 (2.114 alunos)
Número de professores: 1.480
Número de especialistas: 515
Número de funcionários da secretaria: 705
 

 

Notícias relacionadas