2ª Exposição de Orquídeas em Embu das Artes encanta público
------------------------------------------------------------
A 2ª Exposição de Orquídeas em Embu das Artes foi um sucesso, “uma exposição para encantar os olhos e alegrar a alma”, a definição é de dona Maria Alice, uma apaixonada por orquídeas. Realmente, quem compareceu a Exposição de Orquídeas Cattleya Walkeriana, no Centro Cultural Mestre Assis nesse final de semana, para comprar ou apenas apreciar se encantou com o que viu.
Foram mais de 500 plantas expostas, venda de substratos, vasos e orquídeas com preços a partir de R$ 7 para as mudas e R$15 para as plantas floridas, além de uma exposição de Artes Plásticas. De acordo com a coordenadora do centro cultural Janaína Araújo, o evento foi um sucesso, “o público compareceu para comprar e apreciar as espécies raras e “caras” das orquídeas”.
Foto: Rose Santana

Exposição em Embu das Artes foi marcada pelo sucesso de público
O colecionador Cláudio Cunha, da Casa do Orquidófilo, explica que qualquer pessoa pode cultivar uma orquídea desde que fique atento aos cuidados. “O principal cuidado é água. Muita gente mata a planta pelo excesso. O bom senso de estar verificando antes de molhar é o sucesso. Não existe uma fórmula, mas no ato da compra a pessoa recebe sempre uma orientação”.
Cunha explica que existem de 35 mil espécies de orquídeas e 150 mil híbridos registrados no planeta. Híbridos são misturas interespécies, cruzamento genético entre dois tipos de plantas diferentes. Essa mistura recebe um nome e que é registrado em cartório.
Dona Maria Alice se diz uma apaixonada por plantas, mas as orquídeas são suas preferidas. Ela visitou a exposição os três dias. “Essa exposição é um encanto, moro aqui perto e vim os três dias, não me canso de olhar, de sentir esse cheiro. Tenho algumas espécies na minha casa e sempre que posso compro mais e mais”, comenta.
“Eu cultivo orquídeas desde os 14 anos quando ganhei um vaso do meu pai, são mais de 30 anos amando e cultivando essa maravilha. E essa exposição esta belíssima parabéns a todos os expositores. Não quero ir embora”, diz Márcia do Rosário.
A 2ª exposição, que recebeu mais de 3 mil visitantes, contou com a participação de oito expositores de associações de orquídeas, eles foram responsáveis tanto pelas plantas em exposição quanto as comerciais. “Aqui estão plantas raras e caras, que só em exposição podem ser vistas. Mas também temos as comerciais”, fala Tatiana Vespasiano, da área comercial da Casa do Orquidófilo.
O Orquidário da Terra realizou a mostra com apoio da prefeitura da Estância Turística, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, durante os dias 17 a 19 de maio.