EM ALTA
Home

14 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional para o Diabetes (IDF) estimam que, pelo menos, metade de todos os casos de diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos se fosse evitado o ganho de peso excessivo. No próximo sábado (14), será comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, é importante alertar a população para os fatores que desencadeiam essa doença, entre os quais, o principal é a obesidade. Para isso foi desenvolvida, em parceria com o Instituto Minha Escolha, e apoiada pelo laboratório farmacêutico Germed Pharma, a Campanha Nacional de Combate à Obesidade, uma iniciativa que visa alertar a população sobre a melhor forma de prevenir o surgimento do diabetes tipo 2 por meio de uma vida mais saudável.

A obesidade, cada vez mais comum, é um dos pontos de partida para a doença. Nas pessoas com excesso de peso, o risco de sofrer de diabetes tipo 2 passa a ser três vezes superior ao das pessoas com peso normal. Isto porque, o aumento do tecido gorduroso, particularmente no abdômen, leva à produção exagerada de substâncias que interferem com a ação da insulina produzida pelo pâncreas.

Além disso, o diabetes e a obesidade estão entre as doenças que mais crescem no mundo e são as responsáveis por mais da metade das complicações cardiovasculares.

Existem dois tipo de diabetes, o tipo 1, mais comum na idade infantil e na adolescência, em que, por um processo de auto-imunização, destrói as células de insulina do corpo. E o diabetes tipo 2, em que o organismo produz insulina, que mesmo em quantidade excessiva não funciona direito. Assim, as células não conseguem metabolizar de forma suficiente a glicose da corrente sanguínea. 

A incidência desse tipo de diabetes aumenta à medida que as pessoas ganham peso, principalmente, se já têm outros membros da família, como pai, mãe, avós, com a doença. Se considerarmos que no Brasil temos aproximadamente 9 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, cerca de 75% dos casos são em pessoas que detêm um certo grau de obesidade.

"Mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são essenciais. E, se a pessoa não demorou muito para decidir combater a gordura abdominal, o quadro de diabetes, por exemplo, pode ser revertido", explica Dr. Márcio Mancini, presidente da ABESO. Por isso, mudanças de estilo de vida simples como alimentar-se de maneira saudável e exercitar-se são o caminho mais eficaz e rápido para afastar a obesidade e o sobrepeso, fatores de risco importantes para o diabetes tipo 2. Combater a obesidade é também uma forma de prevenir o diabetes.

Notícias relacionadas