1 em cada 4 pacientes falta a consultas na rede pública de Taboão da Serra
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Durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal no último dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde demonstrou preocupação com os altos índices de absenteísmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra. Em média, 27% das consultas médicas agendadas não são comparecidas pelos pacientes, o que representa um em cada quatro atendimentos perdidos.
De acordo com os dados apresentados, a UBS do Jd. Clementino lidera o índice de faltas, com 36% de absenteísmo, seguida pela UBS Maria José Albuquerque (33%) e Oliveiras Marabá (33%). Outras unidades também apresentam números preocupantes: UBS Parque Pinheiros (30%), Record (28%), Laguna (27%), Silvio Sampaio (27%) e Santo Onofre (27%).
“Na UBS Maria José Albuquerque, 33% das consultas agendadas têm ausência. Isso significa que, a cada três pacientes, um não comparece. É uma taxa muito alta”, alertou Durval Toledo, representante da secretaria municipal de saúde durante a audiência.
Os dados divulgados se referem exclusivamente a faltas não justificadas. Segundo a explicação, ausências por motivos de saúde ou imprevistos que são comunicados antecipadamente à unidade de saúde não entram na estatística.
“Esses casos que estamos considerando são de pacientes que confirmaram a consulta, mas não apareceram e também não justificaram. Ou seja, não ligaram para reagendar nem comunicaram o agente comunitário”, esclareceu Toledo.
O absenteísmo impacta diretamente a organização do sistema de saúde pública e o aproveitamento da estrutura disponível, afetando o acesso de outros pacientes a consultas e exames.
A Secretaria de Saúde estuda implementar ações de conscientização e estratégias para reduzir as faltas, como campanhas educativas e reforço na comunicação com os usuários do sistema.
Os dados divulgados se referem exclusivamente a faltas não justificadas. Segundo a explicação, ausências por motivos de saúde ou imprevistos que são comunicados antecipadamente à unidade de saúde não entram na estatística.
“Esses casos que estamos considerando são de pacientes que confirmaram a consulta, mas não apareceram e também não justificaram. Ou seja, não ligaram para reagendar nem comunicaram o agente comunitário”, esclareceu Toledo.
O absenteísmo impacta diretamente a organização do sistema de saúde pública e o aproveitamento da estrutura disponível, afetando o acesso de outros pacientes a consultas e exames.
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